O Município

Município de Breves

Breves do Estado do Pará. Os habitantes se chamam brevenses.

O município se estende por 9 550,5 km² e contava com 92 865 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 9,7 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de Melgaço e Bagre Situado a 10 metros de altitude, de Breves tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 1° 40′ 57” Sul, Longitude: 50° 28′ 51” Oeste. O prefeito de Breves se chama ANTONIO AUGUSTO BRASIL DA SILVA . Para todas as formalidades administrativas, você pode ir à prefeitura de Breves Pça. 3 de Outubro, 1.

Mas você também pode contatar a prefeitura por telefone ou por e-mail, pelo endereço abaixo. Aqui disponibilizamos o endereço do município de Breves assim como meios de contactá-lo através do seu número de telefone, número do fax e e-mail. Para mais informações, você pode consultar o site oficial do município.

Município de Breves

Aqui você pode encontrar curiosidades sobre a cidade, como o lema de Breves e as associações as quais o município pertence. Além disso, é possível encontrar também uma listagem de cidades vizinhas e eventuais parques ou reservas naturais situados nas proximidades.

Associação:
Mesorregião de Marajó
Microrregião de Furos de Breves

Cidades irmãs do Breves:
Atualmente o de Breves não tem nenhuma cidade irmã

Parque natural Breves não é parte de um parque natural:
Reserva natural presente no território Reserva Extrativista
Reserva Extrativista Gurupá-Melgaço Reserva Extrativista
Reserva Extrativista Mapuá

·         BREVES

O município de Breves tem um endereço de e-mail.
Presença de reserva natural no município.
Município de Breves de -100 000 habitantes.
Estado: PARÁ

·         ANAJÁS

O município de Anajás pode ser contatado por telefone.
Presença de reserva natural no município.
Município de Anajás de -30 000 habitantes.
Estado: PARÁ

·         SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA

Rua Duque de Caxias nº 1092 – Bairro Centro – CEP: 68.800-000 – Breves-Pará
O município de São Sebastião da Boa Vista pode ser contatado por telefone.
Presença de reserva natural no município.
Município de São Sebastião da Boa Vista de -30 000 habitantes.
Estado: PARÁ


HISTÓRICO

Breves era nome de uma família portuguesa, residente na missão dos Bocas em princípios do século XVIII. Os irmãos Manoel e Ângelo e a mulher deste Inês de Souza estabeleceram-se na sesmaria concedida ao primeiro pelo Capitão-general João de Abreu Castelo Branco em 19 de novembro de 1738 e confirmada pelo rei de Portugal em 30 de março de 1740. No lugar onde hoje está edificada a cidade, Manoel Breves Fernandes, com o irmão e a cunhada, fundou um pequeno engenho e fez plantações de roças. Outros parentes vieram e foram juntando-se aos três, e a propriedade tornou-se conhecida como lugar dos Breves.

Até 1854 ainda se tinha notícia de que um remanescente da família, Saturnina Teresa, empenhava-se pela posse das terras, o que não conseguiu. Daí para diante são desconhecidos os nomes e o destino que tiveram os demais descendentes dos Breves. Por Portaria de 20 de outubro de 1738, o Capitão-General José de Nápoles Tello de Menezes, atendendo a requerimento da família Breves, concedeu à propriedade definitiva, passando a denominar-se “Lugar de Santana dos Breves”.

Com essa categoria foi-se desenvolvendo durante o período colonial, até a proclamação da Independência, quando passou a fazer parte do município de Melgaço e depois do de Portel. Em 30 de novembro de 1850, pela lei provincial nº 172, foi elevada à freguesia, e, em 25 de outubro do ano seguinte, pela Resolução nº 200, foi elevada à categoria de vila e consequentemente, sede do município.

O mesmo ato extinguiu a Vila de Melgaço e incorporou seu território ao município de Breves. A lei estadual nº 1.122, de 10 de novembro de 1909, concedeu foros de cidade à sede do município. FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

 FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Freguesia criada com denominação Nossa Senhora de Santana dos Breves pela resolução provincial nº 172, de 30 de novembro de 1850. Elevado à categoria de vila com a denominação de Nossa Senhora de Santana dos Breves, pela lei provincial nº 200, de 25 de outubro de1851.

Sede na freguesia de Santana dos Breves. Pela lei provincial nº 29 de agosto de 1856, desmembra da vila de Santana dos Breves o município de Breves o distrito de Melgaço. Elevado à categoria de vila. Pela lei estadual nº 989, de 31 de outubro de 1906, transfere a sede do município de Santana dos Breves para Antônio Lemos.

Pela lei municipal de 06 de maio de 1909, foram criados os distritos de Breves, Furo do Gil, Rio Macacos, Rio Mututí, Rio Jacaré, Rio Tajapuru, Rio Terra e Rio Mapuá. Elevado à categoria de cidade com a denominação de Breves, pela lei estadual nº 1122, de 10 de novembro de 1909. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município e constituído de 9 distritos: Antônio Lemos (sede), Breves, Rio Macacos, Rio Mapuá, Rio Mutití, Rio Jacaré, Rio Tajapuru e Rio Terra.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Antônio Lemos (sede) e Breves. Em divisão territoriais datada de 31 de novembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, o município aparece constituído de 9 distritos: Breves, Antônio Lemos, Aramá, Jacaré,Ituquara, Macacos, Mapuá, Melgaço e Mutuí. Pelo decreto-lei estadual nº 2972, de 31 de março de1938, os distritos de Mututí e Aramá, figuram como simples zona do distrito de Ituquara.

Jacaré, Macacos e Mapuá, figuram como simples zona do distrito de Antônio Lemos. Sob o mesmo decreto transfere o distrito de Melgaço do município de Breves para o de Portel. No quadro fixado no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Breves, Antônio Lemos e Ituquara. Pela lei estadual nº 158, de 31 de dezembro de 1948, o distrito de Ituquara passou a denominar-se Curumu.

Sob o mesmo decreto acima citado é criado o distrito de São Miguel dos Macacos (ex-povoado) desmembrado de Curumu (Ex Ituquara) e anexado ao município de Breves. Em divisão territorial datada de 1 de julho de 1960, o município é constituído de 4 distritos: Breves, Antônio Lemos, Curumu (Ex Ituquara) e São Miguel dos Macacos. Assim permanecendo em divisão territorial datada do ano de 2007. Sob o mesmo decreto transfere o distrito de Melgaço do município de Breves para o de Portel.

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE BREVES

Em 19 de novembro de 1738, o Capitão Geral do Pará, José de Nápoles Telles de Menezes, concedeu aos irmãos Portugueses Manuel Breves Fernandes e Ângelo Fernandes Breves, uma sesmaria, localizada às proximidades do rio Parauhaú, doação confirmada pelo rei de Portugal em 30 de março de 1970.

Neste local, que anteriormente pertencia aos índios da tribo dos Nheengaíbas, os irmãos portugueses fixaram residência, instalando um sítio que passou a chamar-se Sant´Anna dos Breves, e posteriormente com a fundação de um pequeno engenho, o lugar passou a ser conhecido como “Engenho dos Breves”, em homenagem a seus fundadores.

Após a instalação da família dos Breves, outros parentes deslocaram-se para a região, contribuindo assim, para seu desenvolvimento, tanto que em 1981 os sucessores dos irmãos requereram ao sítio o predicamento de “Lugar de Santana de Breves”. Dentro da categoria de lugar, permaneceu durante os últimos anos do período colonial, chegando à Proclamação da Republica, com certo desenvolvimento, passando a fazer parte dos municípios de Melgaço e Portel, sucessivamente.

Em 30 de dezembro de 1850, a lei provisória nº. 172, deu-lhe o predicamento de freguesia com a invocação de Nossa Srª. Santana de Breves, sendo no ano seguinte, elevado a categoria de Vila, através da resolução nº. 200, de 25 de outubro de 1851, datando daí também a criação do município de Breves.

No dia 02 de novembro de 1882, através da lei provisória nº. 1079, a Vila de Sant´Anna dos Breves, foi elevada a categoria de Cidade. A divisão territorial do Estado, fichada pelo Decreto-lei Estadual nº. 4505, de 30 de dezembro de 1943, para vigorar de 1944-1948, apresenta o município de Breves com os seguintes distritos: Breves, Antônio Lemos Itaquara.

A lei Estadual, nº. 1122, de 10 de novembro de 1909, concedeu definitivamente foro de cidade à sede do município. Atualmente o município de Breves é constituído pelas sedes e os distritos de Antônio Lemos, Curumu e São Miguel dos Macacos.

Acessibilidade